Sem uma comunicação efetiva os líderes não têm grandes resultados, desenvolva sua comunicação, assista neste vídeo algumas dicas!

 

Vamos falar sobre liderança em nossa metologia Seja Um Master Líder Coach, gostaria de falar sobre inteligência emocional. O Daniel Goleman escreveu um livro chamado Inteligência Emocional, nele ele mapeia cinco áreas sobre a inteligência emocional pra você ter muito mais controle sobre suas emoções. O primeiro seria o autoconhecimento emocional, pode ocorrer em muitas situações na liderança no seu dia-a-dia, você pode passar raiva, tristeza, alegria, ter várias emoções. Você precisa saber e controlar, como que faz isso?

Pode ser que venha uma reclamação de um cliente ou uma reclamação do seu próprio chefe, alguma coisa aconteceu e na mesma hora você fica revoltado, irritado, com raiva, será que isso é útil para sua liderança? Você acaba devolvendo com raiva, falando alto com ignorância e isso mostra que você não tem uma inteligência emocional. Precisa entender esses seus sentimentos para você melhorar, você precisa entender os gatilhos que acontece esses desses sentimentos que vêm à tona que não ajuda, por exemplo: alguém fez uma reclamação com você, seu liderado, e você fica com raiva e devolve na mesma hora, pense se isso é o comportamento ideal?  Então você precisa perceber que neste momento pode decidir não ser ignorante, não ser autoritário, não falar com raiva com ele, gritar, falar alto, falar para todo mundo ouvir algum problema que ele está falando ali, isso mostra que você tem controle que você decidiu não se estressar com ele. Uma segunda situação, que também vamos comentar, que o Daniel Goleman descreve, é a habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para cada situação, por exemplo: numa reunião estressante talvez o seu chefe, seu líder, reclama sobre sua equipe ou sobre alguma coisa que aconteceu na produção, você precisa pensar e devolver para ele de uma forma tranquila, calma e consciente sobre situação, se você começar rebater acelerado, com ansiedade e nervosismo você acaba perdendo a razão e perdendo resultados, não é isso que eles esperam de você.
Então tome cuidado com isso para você não se se estressar esses momentos difíceis, imagina quando você vai embora pra sua casa e pensa: não deveria ter falado isso, eu sou uma pessoa que fala na cara! Falar na cara será que dá resultado efetivo? Às vezes a gente precisa ouvir algumas coisas que precisa filtrar e devolver melhor para outra pessoa, não é verdade? Algumas situações complexas, como um cliente que liga ou reclamando de alguma coisa, por exemplo, se você ficar nervoso igual ele, não adianta nada. E também, um outro passo para você ter inteligência emocional é a automotivação, e como você pode ter automotivação?

Coloque um objetivo claro para você na sua carreira, na sua vida, assim você se motiva mais, porque você está indo trabalhar todo dia? Porque você está fazendo aquilo que está fazendo? Porque você tem a sua equipe? Qual o propósito disso? Porque isso te motiva fazer muito melhor, ser mais feliz, ser mais feliz do seu trabalho, isso faz com que você fica mais satisfeito, obtenha mais sucesso, porque se você não tem um propósito do que está fazendo aquilo se torna frio, você não tem aquela motivação de levantar da sua cama e fazer o que tem que fazer, não é verdade? Então presta atenção também na sua motivação pois faz parte da sua inteligência emocional.

Reconhecer também as emoções das pessoas, segundo Daniel Goleman, isso é muito importante para você ter uma inteligência emocional, porque? Porque quando você fala com as pessoas, ou quando você está expondo alguma coisa, ou problema, feedback, aquela pessoa fica com raiva e devolve para você algum comportamento que você não esperava, ou alguém grita, você tem que reconhecer isso, pois pode fazer parte daquele momento, pode ser um momento que a pessoa está estressada, que alguma coisa aconteceu com ela e você não sabia, então você acaba não entendendo a pessoa. Pode ser que responda a pessoa de uma madeira muito cruel, rebater agressivamente e a conversa vai para um lado que você não gostaria.

Você precisa entender o momento daquela pessoa, as suas emoções, claro que é preciso treinar ela para que ela não faça aquilo, imagina uma pessoa que passou por um momento ruim: furou o pneu do carro, brigou com alguém em casa ou com alguém da família. A pessoa vai estar emocionalmente abalada, então entenda esse lado da pessoa até porque um dia você pode passar pelo mesmo, e tentar ajudar o seu liderado.

Habilidade em relacionamento interpessoal também Daniel Goleman fala em seu livro, que é uma habilidade de se relacionar com as pessoas, aprenda também lidar com diversidades, cada pessoa você lida de uma maneira, cada pessoa conversa de uma maneira, expõe seus pensamentos de alguma maneira, você precisa saber lidar com cada pessoa pois é essencial desenvolver essa característica, simplesmente falar que não gosta de estar com aquela pessoa e evitá-la, isso atrapalha sua liderança porque sempre vai existir pessoas diferente de você, sua equipe talvez mude, aonde você trabalha vai mudar, o seu chefe, tudo isso vai mudar o tempo todo, o mundo passa por mudanças, talvez você mude de emprego e aquelas outras pessoas são diferentes, são mais difíceis, você simplesmente vai fazer o que? Vai mudar de empresa novamente? Não! É muito mais fácil você aprender a lidar com aquelas pessoas, se desenvolver, é uma coisa que eu também falo muito no meu curso, como fazer isso no curso Seja Um Master Líder Coach. Gostou da dica? Compartilhe esse vídeo, e também se escreva aqui embaixo no formulário o seu e-mail para você receber vídeos exclusivo sobre a nossa metodologia, são vídeos que você vai ter exercícios e muita coisa interessante para você aplicar hoje mesmo na sua liderança, escreva seu nome, seu e-mail e receba o conteúdo diretamente no seu e-mail, te vejo nos próximos vídeos até mais!

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